quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

COZINHA DA SOL... PIZZA ENROLADA


INGREDIENTES:

250 gramas de farinha de trigo
1 1/2 colher de sopa de açucar
1/2 colher de sopa de sal
15 gramas de fermento biológico fresco
130 ml de água (mais ou menos)
100 ml de molho de tomate
200 gramas de mussarela ralada
200 gramas de presunto picado
orégano a gosto
óleo (para untar a massa)
1 ovo batido (para pincelar)


MODO DE PREPARO:

Numa tigela coloque a farinha de trigo, o açúcar e o sal e misture bem e reserve.
À parte, dissolva o fermento biológico fresco em +/- 130 ml de água (quantidade suficiente para dar o ponto) e adicione na mistura de farinha (reservada acima). Misture até obter uma massa homogênea.
Numa superfície polvilhada com farinha, coloque a massa e sove até que fique lisa e elástica. Deixe crescer numa tigela untada com óleo, coberta com um pano ou saco plástico, por 1 hora ou até dobrar de volume.
Volte a massa para a superfície enfarinhada e abra-a com um rolo até obter um retângulo de mais ou menos 30 x 40 cm e espalhe o molho de tomate.
Numa tigela misture o queijo mussarela ralado, o presunto picado e orégano a gosto e distribua sobre a massa. Enrole a massa (pelo lado maior). Para colar a ponta da massa pincele 1 ovo batido e grude a ponta no rocambole. Corte 14 fatias com 2 cm de espessura cada.
Numa assadeira untada e enfarinhada, coloque as fatias separadamente e leve ao forno pré-aquecido moderado (170 graus) por 30 minutos ou até que estejam douradas.
Sirva as fatias de pizza enrolada quentes.


DICA:
Diferente de uma pizza comum que precisa alta temperatura para assar a massa, esta receita precisa de forno médio para não queimar o recheio e a massa (por dentro) ficar assada.
Experimente acrescentar ao recheio calabresa fatiada ou moída e refogada.

2 comentários:

Neide Franco disse...

Solzinha está maravilhoso! Tudo! Beijos

SOLANGE SOL disse...

Também pudera com uma mestra inspiradora como você,amiga, irmã de coração e tudo o mais..... Só tenho é que agradecer seus elogios. Beijossss!!!!!!